segunda-feira, 22 de junho de 2026

Prefeitura de Buíque oficializa feriado de São João e mantém ponto facultativo no Dia de São Pedro


A Prefeitura de Buíque publicou o Decreto nº 027/2026, que altera o Decreto nº 025/2026 e estabelece uma importante mudança no calendário oficial do município. A partir da nova publicação, o dia 24 de junho, quando é celebrado o Dia de São João, passa a ser oficialmente Feriado Municipal.


O decreto, assinado pelo prefeito Túlio Henrique Araújo Cavalcanti, destaca a importância das tradições culturais e religiosas associadas aos festejos juninos, amplamente celebrados em Buíque, além do interesse público em preservar manifestações que fazem parte da identidade do município.


Outra definição mantida pelo novo decreto é o Ponto Facultativo nas repartições públicas municipais no dia 29 de junho, data em que se comemora o Dia de São Pedro. As demais disposições previstas no Decreto nº 025/2026 permanecem inalteradas.


Com a medida, a gestão municipal reforça o reconhecimento da relevância dos festejos juninos para a cultura local, valorizando uma das tradições mais importantes do calendário buiquense.


Confira as datas:


* 24 de junho (quarta-feira): Feriado Municipal – Dia de São João.

* 29 de junho (segunda-feira): Ponto Facultativo nas repartições públicas municipais – Dia de São Pedro.


O Decreto nº 027/2026 foi publicado nesta segunda-feira (22) e já está em vigor.


Nova Creche Professor Blésman Modesto abre matrículas para crianças de 1 a 4 anos em Buíque

Matrículas abertas na Nova Creche Professor Blésman Modesto; vagas são destinadas para crianças de 1 a 4 anos em Buíque.


Estão abertas as matrículas para novos alunos na Creche Professor Blésman Modesto, em Buíque. A unidade atenderá crianças de 1 a 4 anos de idade em horário integral, oferecendo cuidado, acolhimento, desenvolvimento e aprendizagem em um ambiente moderno e preparado para a educação infantil.

A creche é fruto de um investimento do Governo de Pernambuco, por meio do programa Juntos pela Educação, e integra o conjunto de ações voltadas à ampliação da oferta de vagas para a primeira infância nos municípios pernambucanos.

Com estrutura adequada para atender as necessidades das crianças e das famílias, a unidade representa um importante avanço para a educação infantil em Buíque, garantindo mais oportunidades de desenvolvimento desde os primeiros anos de vida.

Os pais ou responsáveis interessados em garantir uma vaga devem procurar a Secretaria Municipal de Educação para realizar a matrícula e obter informações sobre documentação e demais procedimentos necessários.

A abertura das matrículas marca mais uma etapa da implantação da nova unidade, que fortalece a rede municipal de ensino e amplia o acesso à educação de qualidade para as crianças buiquenses.

Mais de 40 mil pessoas lotam as ruas de Arcoverde na maior Caminhada do Forró do Brasil

A cidade de Arcoverde viveu mais um capítulo histórico de seu calendário junino neste domingo (21), com a realização da tradicional Caminhada do Forró, considerada o maior cortejo junino do Brasil. Reunindo mais de 40 mil pessoas ao longo das avenidas José Bonifácio e Pedro II, o evento transformou as principais vias da cidade em um grande palco a céu aberto, embalado pelo forró, pelas manifestações culturais e pela alegria dos festejos de São João.


O prefeito Zeca Cavalcanti participou ativamente da caminhada, percorrendo o trajeto ao lado do ex-presidente da Amupe e pré-candidato a deputado federal Marcelo Gouveia, da primeira-dama e secretária de Turismo, Nerianny Cavalcanti, o vice-prefeito Siqueirinha e vereadores. Também acompanharam o cortejo lideranças políticas, representantes culturais e milhares de moradores e turistas que prestigiaram a programação.


A festa teve início ainda pela manhã, com apresentações dos violeiros Lídio Vaz e Naildo Mariano, além dos shows de Marzinho de Arcoverde, Coco de Malandro e Paulinho Leite, que recebeu as participações especiais de Anchieta Dali e Tonino Arcoverde.


Às 16h, o tradicional cortejo tomou conta das ruas. No cortejo de chão, cerca de 60 músicos de forró conduziram o público ao lado de importantes expressões da cultura popular, como a Pandeirada do Coco Raízes de Arcoverde, Boi Imperial, Urso Valentão, Quadrilha Rainha Sertaneja, Boi Diamante, Boi Cafuné, Boi Fantástico e Boi da Macuca.

Simultaneamente, quatro trios elétricos garantiram a animação do percurso com apresentações de Sílvia Regina e George Silva, acompanhados do Maestro Spok; Luís Henrique e Júnior Saigon, com participação de César Amaral; Ciro Santos; e Banda Cabeça de Alho, que recebeu Larissa Lisboa e Romero Ferro.


A programação contou ainda com o Espaço da Acessibilidade, instalado no Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde, oferecendo inclusão e conforto para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O local recebeu apresentações de Mestre Zé do Peba e Trio Catingueira, Mestre Ciço Gomes e Banda de Pife e Zabumba São Sebastião.


Com estrutura reforçada de segurança, saúde, organização e pontos de apoio distribuídos ao longo do percurso, a Caminhada do Forró confirmou mais uma vez sua força como um dos maiores eventos culturais de Pernambuco e do Nordeste.


A edição de 2026 também foi marcada pela homenagem póstuma a Gilberto Barbosa, reconhecido incentivador da cultura popular e das tradições juninas de Arcoverde.


Ao final do percurso, no Largo do Esporte Clube, próximo ao Pátio de Eventos da Estação, a multidão celebrou mais uma edição histórica do evento, consolidando a Caminhada do Forró como um dos momentos mais aguardados e emblemáticos do São João de Arcoverde, a Festa Mais Linda do Mundo.


A noite terminou no Pátio de Eventos da Estação, com os shows de Assisão, Samba de Coco das Irmãs Lopes, Super OARA, Capital do Sol e Felipe Amorim, que agitou a multidão presente à 9ª noite do São João de Arcoverde.


Fotos: Pc, Aroverde meu e Governo.

Prefeitura de Arcoverde decreta ponto facultativo e feriado municipal durante festejos juninos



A Prefeitura de Arcoverde publicou decretos estabelecendo mudanças no funcionamento das repartições públicas municipais em virtude das comemorações juninas de 2026.


De acordo com o Decreto nº 47/2026, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 22 e 23 de junho. A medida não se aplica aos serviços considerados essenciais e indispensáveis, que continuarão funcionando normalmente para garantir o atendimento à população.


Já o Decreto nº 46/2026 oficializa o feriado municipal do dia 24 de junho, data dedicada às celebrações de São João, uma das tradições mais importantes do calendário cultural e religioso do município.


Os decretos foram assinados pelo prefeito Zeca Cavalcanti e consideram a relevância dos festejos juninos para a cultura local, além das solicitações apresentadas por diversos segmentos da sociedade.


Com a medida, os servidores municipais terão um período especial para participar das festividades que movimentam a cidade e atraem milhares de visitantes durante o São João de Arcoverde, reconhecido como uma das maiores celebrações juninas de Pernambuco.


A Prefeitura reforça que os serviços essenciais, como atendimento de urgência e emergência na saúde, limpeza urbana, segurança e demais atividades indispensáveis ao interesse público, permanecerão em funcionamento durante o período.


O São João de Arcoverde segue com programação diversificada nos polos culturais espalhados pela cidade, reunindo atrações musicais, manifestações da cultura popular e milhares de forrozeiros de várias regiões do estado e do país.


Govenadora Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100 milhões em obras de água, educação e segurança


Ao cumprir uma intensa agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, percorrendo mais de 2.800 quilômetros, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e anúncios de obras estratégicas para a região. Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões. 


Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Grande demanda da região, o acesso à água também ganhou reforço com o avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores. Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo. 


“Encerramos uma semana intensa e muito feliz no Sertão, com um pacote de entregas e anúncios que têm um propósito muito claro: melhorar a vida das pessoas. Levamos investimentos em água, educação, segurança, mobilidade, inovação e assistência social, porque sabemos que é isso que garante mais dignidade e oportunidades para a população. É gratificante ver o povo sertanejo recebendo as melhorias que merece, obras aguardadas há anos e ações que fazem diferença no dia a dia de milhares de famílias. Nosso compromisso é seguir trabalhando e construindo um Pernambuco mais justo e desenvolvido para todos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.


Segurança


Dois importantes equipamentos para ampliar a capacidade operacional das forças de segurança do Estado no Sertão foram inaugurados: a Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), a primeira no Estado que está fora da capital pernambucana. A Central de Videomonitoramento auxiliará nas ações de monitoramento e segurança na região. Já a nova base avançada do GTA tem capacidade para abrigar até duas aeronaves da frota, que serão empregadas em missões de resgate aeromédico, combate a incêndios florestais, transporte de vítimas, reconhecimento aéreo, patrulhamento policial e apoio a diversos órgãos públicos.


Educação


Por meio do Programa Juntos pela Educação, foi entregue mais uma creche pelo Governo do Estado. Desta vez, contemplando o município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú. A construção da unidade contou com o investimento de R$ 5,7 milhões. Com dez salas de aula, a unidade de ensino possui potencial para atender mais de 300 crianças até os 5 anos, distribuídas em turmas de creche e pré-escola. Uma nova escola de tempo integral começou a ser construída no município de Orocó, com o investimento de R$ 23,7 milhões.


Mobilidade


Garantindo maior qualidade viária no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou a PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba. A obra era aguardada há mais de 60 anos pela população da região e contou com o investimento de R$ 30 milhões. A obra de restauração da PE-350 também foi concluída. A intervenção recebeu um investimento de R$ 19,8 milhões e contemplou a recuperação de 9,3 quilômetros da rodovia, no trecho que liga a sede de Triunfo à PE-320.


Desenvolvimento Urbano e Habitação


Ainda foi autorizado o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, polo de fruticultura irrigada localizado no município de Orocó, além da pavimentação em paralelepípedos em cinco Agrovilas. Juntas, as obras representam investimentos de quase R$ 10 milhões e devem beneficiar cerca de sete mil moradores, fortalecendo a agricultura familiar.


O município de Bodocó também foi beneficiado com a entrega de 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres.  


Já no município de Sertânia, foram entregues 169 títulos de propriedade para moradores dos núcleos habitacionais Cohab I e Cohab II como parte do projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social executado pela Perpart.


Com investimento de R$ 537 mil, foi autorizada a substituição de 421 pontos com luminárias convencionais por tecnologia LED, no município de Tuparetama. Desde 2023, o Governo de Pernambuco já executou, diretamente ou em parceria com a Neoenergia, a substituição de mais de 27.500 lâmpadas em todo o Estado.


Em Petrolina, a governadora entregou o Residencial Dom Avelar, com 200 unidades habitacionais destinadas a famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 30,5 milhões, resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, ampliando o acesso à moradia digna no Sertão do São Francisco.


Assistência Social


O município de Orocó ganhou sua segunda cozinha comunitária. Para a abertura de cada unidade, são investidos R$ 50 mil pelo Governo do Estado, destinados à compra de equipamentos e primeiros insumos. Para a manutenção das cozinhas, são repassados mensalmente R$ 20 mil. 


Outra cozinha comunitária foi entregue no município de Sertânia. Com a entrega, Pernambuco passa a contar com 300 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 245 implantadas pela atual gestão. Desde 2023, já foram servidas mais de 27,5 milhões de refeições.


Recursos Hídricos


Por meio do Programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 16,8 milhões, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Cabrobó. Também está em execução a implantação de uma nova unidade com tecnologia de ultrafiltração, a terceira desse tipo em Pernambuco e a primeira instalada no município.


Com a conclusão das intervenções, cerca de 34 mil moradores serão beneficiados com maior segurança hídrica e a eliminação do rodízio no abastecimento de água da cidade. A nova estrutura também permitirá maior eficiência no tratamento da água, especialmente nos períodos de chuva, quando os mananciais da região apresentam elevados índices de turbidez.


Ciência e Tecnologia 


Impulsionando a inovação no Sertão do São Francisco, as obras do Armazém da Criatividade já tiveram início. Nesta quinta (18), foi assinada a autorização para início da implantação da unidade, no antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços.

domingo, 21 de junho de 2026

Zeca, Marcelo Gouveia, Siqueirinha e Nerianny celebram sucesso do Arraiá do São Geraldo


O bairro São Geraldo viveu mais uma noite histórica neste sábado (20) com a realização da terceira edição do Arraiá do São Geraldo, evento que já se consolidou como uma das principais atrações da programação descentralizada do São João de Arcoverde. As ladeiras do bairro ficaram completamente tomadas por forrozeiros e festeiros que prestigiaram uma programação marcada por música, animação e valorização da cultura popular.


Acompanhado do ex-presidente da Amupe e pré-candidato a deputado federal, Marcelo Gouveia, o prefeito Zeca Cavalcanti esteve presente ao lado do vice-prefeito Wevertton Siqueira, Siqueirinha, celebrando o sucesso do evento. Também participaram da festa vereadores que integram a bancada de apoio ao governo municipal, além de lideranças comunitárias e moradores da localidade.


Durante o evento, Zeca destacou a importância de levar a programação junina para os bairros, fortalecendo a participação popular e ampliando o alcance da Festa Mais Linda do Mundo.


“Parabenizamos o vice-prefeito Siqueirinha pela dedicação e pelo carinho na organização deste grande momento. Meu reconhecimento também à secretária de Turismo, Nerianny Cavalcanti, e toda a sua equipe pelo trabalho realizado. Levamos um pouco do São João a um dos bairros mais queridos de nossa cidade”, afirmou o prefeito.


Marcelo Gouveia elogiou a organização da festa e a capacidade de Arcoverde em valorizar suas tradições culturais.


“É uma alegria participar deste momento tão especial. O que vemos aqui é um exemplo de como a cultura movimenta as comunidades, fortalece a economia local e promove integração social. Arcoverde mostra mais uma vez por que possui um dos maiores e mais organizados festejos juninos de Pernambuco”, destacou.


Idealizador do evento, o vice-prefeito Siqueirinha comemorou a grande participação popular e o crescimento do Arraiá ao longo dos últimos anos.


“Ver as ruas do São Geraldo lotadas, as famílias reunidas e o povo feliz é a maior recompensa. Esse arraiá nasceu com o objetivo de aproximar ainda mais o São João das comunidades e hoje se tornou uma tradição aguardada por todos. Agradeço ao prefeito Zeca, à equipe da Prefeitura e à população que abraçou essa iniciativa”, ressaltou.


A animação ficou por conta de Maciel Kuré, que abriu a programação levando muito forró ao público. Em seguida, Kelvin Duran colocou os presentes para cantar e dançar ao som do brega romântico. Encerrando a noite, O Conde Só Brega fez um show marcado por sucessos que embalaram a multidão e fecharam a festa em clima de celebração.


O sucesso de público consolidou mais uma vez o Arraiá do São Geraldo como um dos eventos mais prestigiados da programação junina de Arcoverde, reforçando o compromisso da gestão municipal em democratizar o acesso à cultura e fortalecer as tradições populares nos bairros da cidade.

Cultura nordestina brilha no Polo Raízes do Coco e fortalece essência do São João de Arcoverde

A força da cultura popular nordestina marcou a noite deste sábado (20) no Polo Raízes do Coco, no Alto do Cruzeiro, durante o segundo dia de programação dos polos culturais do São João de Arcoverde, a Festa Mais Linda do Mundo.


Em um encontro de ritmos, tradições e identidade cultural, o palco reuniu o Samba de Coco Raízes de Arcoverde, o cantor e compositor Maciel Melo e o pernambucano Almério, proporcionando ao público uma verdadeira celebração das raízes nordestinas.


A abertura da noite ficou por conta do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, que levou turistas e moradores a dançarem ao som de um dos mais autênticos patrimônios culturais da cidade. Com suas músicas e performances tradicionais, o grupo transformou o Alto do Cruzeiro em um grande terreiro de cultura popular.


Na sequência, Maciel Melo emocionou o público com sucessos que atravessam gerações e ajudaram a consolidar sua trajetória como um dos grandes representantes da música nordestina. O repertório colocou centenas de casais para dançar o genuíno forró, em uma noite marcada pela valorização das tradições juninas.


Encerrando a programação, Almério apresentou canções autorais e releituras que evidenciam a diversidade da música pernambucana contemporânea, conquistando aplausos do público presente.


Enquanto isso, a Praça Winston Siqueira e os demais polos culturais da festa também registraram grande movimentação. Os espaços dedicados ao Forró Pé de Serra, Polo das Artes, Polo da Poesia, Corredor Cultura e Polo Multimusical receberam atrações que reforçaram a diversidade artística do evento, reunindo forró, samba de coco, rock, poesia e novas sonoridades em ambientes especialmente decorados para receber turistas e visitantes.


A grande presença de público nos polos culturais reafirma uma das marcas do São João de Arcoverde: a valorização das manifestações populares e dos artistas que preservam e renovam a identidade cultural nordestina. Mais do que grandes shows, a festa segue consolidando espaços dedicados à tradição, à memória e à diversidade artística que fazem de Arcoverde uma das referências culturais do Nordeste.


Prefeitura de Buíque oficializa feriado de São João e mantém ponto facultativo no Dia de São Pedro

A Prefeitura de Buíque publicou o Decreto nº 027/2026 , que altera o Decreto nº 025/2026 e estabelece uma importante mudança no calendário...