sábado, 27 de junho de 2026

Natanzinho arrasta multidão no São João de Arcoverde e confirma sucesso da programação ao subir ao palco às 20h

Pátio de Eventos ficou completamente tomado pelo público; apresentação reforçou o acerto da organização e consolidou uma das noites mais marcantes da edição 2026 da festa



A noite desta sexta-feira (26) ficará marcada como um dos grandes momentos do São João de Arcoverde 2026. Exatamente às 20h10, conforme previsto na programação oficial, o cantor Natanzinho Lima subiu ao palco principal do Pátio de Eventos da Estação e foi recebido por uma verdadeira multidão, confirmando a expectativa em torno de um dos shows mais aguardados da festa. O maior público já registrado em eventos na cidade até os dias de hoje. 


Mesmo diante de questionamentos pontuais sobre o horário da apresentação, o público respondeu da melhor forma possível: lotando o espaço desde o início da noite e mostrando que o sucesso do artista independe do horário em que sobe ao palco. A presença massiva de fãs evidenciou o prestígio de Natanzinho Lima e reforçou o acerto da organização na condução da programação. Do primeiro ao último minuto, o cantor apresentou um repertório repleto de sucessos, levando milhares de pessoas a cantar, dançar e acompanhar cada música em coro. 


Após a apresentação de Natanzinho Lima, a animação continuou com o show de Harry Estigado, mantendo o público no espaço, e foi encerrada em grande estilo pelo cantor Ycaro Andrade, fechando mais uma noite de intensa movimentação no principal polo do São João de Arcoverde.


Além do sucesso artístico, a grande presença de público reafirmou a força do São João de Arcoverde como um dos maiores eventos do calendário junino de Pernambuco. O intenso fluxo de visitantes e turistas impulsiona os diversos setores da economia local. regiões do Estado e do Nordeste. 


O prefeito Zeca Cavalcanti comemorou o sucesso de mais uma noite de programação e ressaltou o trabalho de planejamento realizado pela gestão municipal para garantir uma festa organizada, segura e capaz de atender diferentes públicos.


"Ver o Pátio de Eventos completamente lotado desde as primeiras horas da noite mostra que estamos no caminho certo. Preparamos um São João pensado para todos os públicos, com organização, segurança, grandes atrações nacionais e valorização da nossa cultura popular. O sucesso desta noite é resultado do trabalho de uma equipe comprometida em fazer de Arcoverde uma referência no calendário junino do Nordeste", afirmou o prefeito.


Zeca também destacou o empenho da Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos, liderada pela secretária Nerianny Cavalcanti, e de todas as equipes envolvidas na realização do evento.


A expressiva participação popular durante o show de Natanzinho Lima reforça o sucesso da programação elaborada pela Prefeitura de Arcoverde, que apostou em uma grade diversificada para contemplar diferentes estilos musicais sem perder a essência cultural da festa, representada pelos diversos polos juninos. Fotos: PC Cavalcanti

sexta-feira, 26 de junho de 2026

João Gomes emociona multidão sob garoa; São João de Arcoverde tem Nathanzinho Lima nesta sexta


Nem a garoa e o frio da noite desta quinta-feira (25) foram capazes de diminuir o entusiasmo do público que lotou o Polo Multicultural do São João de Arcoverde. Em uma das apresentações mais aguardadas da edição 2026, o cantor João Gomes protagonizou um show marcante, levando milhares de fãs a cantar do início ao fim um repertório repleto de sucessos que o consolidaram como um dos maiores nomes da música brasileira da atualidade.


Natural de Serrita, no Sertão pernambucano, João Gomes transformou o Pátio de Eventos da Estação em um grande coro popular. A emoção tomou conta da plateia, que permaneceu firme mesmo sob a garoa, demonstrando a força do artista e o prestígio do São João de Arcoverde. A noite também contou com apresentações de Will e Nágylla Ferreira, completando a programação do Polo Multicultural.


A festa continua nesta sexta-feira (26) mantendo o alto nível da programação. O palco principal recebe Ycaro Andrade, Harry Estigado e Nathanzinho Lima, um dos artistas que mais crescem no cenário nacional. Embalado por sucessos que dominam as plataformas digitais, Nathanzinho promete atrair mais uma grande multidão e manter o clima de animação na reta final dos festejos.


Ao longo de quase 16 dias de programação, o São João de Arcoverde reafirma sua posição entre os melhores eventos juninos do Nordeste. Além de reunir milhares de visitantes de Pernambuco e de diversos estados, a festa impulsiona a economia local, fortalecendo o comércio, a hotelaria, os bares, restaurantes, o transporte e diversos segmentos de serviços.


O prefeito Zeca Cavalcanti destacou o sucesso da edição 2026 e fez um convite para que moradores e turistas aproveitem os últimos dias da programação.


"Estamos vivendo um São João histórico, com grandes atrações, segurança, organização e uma forte movimentação econômica para a cidade. Nesta reta final, teremos mais três dias de muita festa no Polo Multicultural e demais polos no fim de semana, recebendo artistas que estão entre os mais queridos do público. Convidamos todos para continuarem celebrando conosco essa grande festa que valoriza nossa cultura e fortalece Arcoverde", afirmou.


Com expectativa de mais uma grande presença de público nesta sexta-feira e nos últimos dias da programação, Arcoverde celebra uma edição histórica do seu São João, reconhecido como um dos mais seguros, organizados e tradicionais do Brasil.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Zeca viabiliza SAMU em Arcoverde e secretária de Saúde recebe primeira ambulância do serviço


A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Arcoverde deu um passo decisivo com a chegada da primeira ambulância que integrará a estrutura do serviço no município. A Unidade de Suporte Avançado (USA), considerada uma UTI móvel, foi recebida pela secretária municipal de Saúde, Maria Clara.


A conquista é resultado da articulação do prefeito Zeca Cavalcanti e faz parte do compromisso assumido pela gestão municipal em julho de 2025, quando foram anunciadas as ações para viabilizar a implantação do SAMU na cidade. A segunda ambulância, uma Unidade de Suporte Básico (USB), deverá chegar nas próximas semanas.


Em vídeo divulgado pela Prefeitura, Maria Clara destacou a importância do momento para a saúde pública de Arcoverde.


“O SAMU começa a virar realidade em Arcoverde, graças à articulação do prefeito Zeca Cavalcanti. E sem conversa, com muito trabalho”, afirmou a secretária ao apresentar o veículo conquistado por meio do PAC Saúde, do Governo Federal.


Paralelamente à chegada das ambulâncias, a Prefeitura trabalha na implantação da base operacional do serviço, que contará com estrutura para abrigar os veículos e as equipes responsáveis pelos atendimentos.


Também será realizado processo seletivo para contratação de profissionais que atuarão no SAMU, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, que passarão por treinamento específico.


A implantação ocorrerá por meio do Consórcio Intermunicipal do Pajeú (CIMPAJEÚ), integrando Arcoverde à rede regional do serviço de urgência e emergência.


Para o prefeito Zeca Cavalcanti, a chegada da primeira ambulância representa o início da concretização de uma demanda histórica da população.


“Assumimos esse compromisso e estamos entregando resultados. A chegada da primeira ambulância mostra que o SAMU está cada vez mais próximo de entrar em operação. Em breve receberemos a segunda unidade e concluiremos toda a estrutura necessária para oferecer um atendimento mais rápido e eficiente à população”, destacou.


Quando entrar em funcionamento, o SAMU ampliará a capacidade de resposta às ocorrências de urgência e emergência, garantindo mais agilidade no atendimento e mais segurança para os pacientes.

Governadora Raquel Lyra entrega nova central de vacinas e dobra capacidade de armazenamento em Pernambuco


A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (25), a requalificação e ampliação da Central Estadual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), equipamento estratégico responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas para os 184 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha. Com investimento superior a R$ 6,1 milhões, a intervenção dobrou a capacidade de armazenamento de imunizantes e fortalece a estrutura da rede estadual de vacinação. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a entrega. 


"Desde 2023, estamos trabalhando de maneira incansável. Não encontramos condições fáceis de trabalho, não encontramos projetos, só encontramos uma rede sucateada. A partir dessa reforma, conseguimos dobrar nossa capacidade de armazenamento de vacinas. O que tínhamos aqui era um lugar totalmente abandonado e insalubre para armazenar os insumos. Agora é um espaço novo, totalmente reformado, para garantir uma cobertura vacinal completa para todo cidadão pernambucano", afirmou a governadora Raquel Lyra.  


Entre as melhorias realizadas, estão a construção de uma nova câmara de resfriamento para armazenamento de vacinas, a modernização das áreas administrativas e a adequação dos ambientes operacionais da unidade, que funciona como principal centro de conservação e distribuição de imunizantes do Estado.


A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a nova estrutura amplia a capacidade de resposta da rede estadual de imunização e oferece melhores condições para profissionais e usuários do sistema. “Isso aqui é uma expressão do cuidado e da dignidade com o nosso povo. Antes, se o Ministério [da Saúde] quisesse mandar todas as nossas vacinas, a gente não tinha como receber, porque não tinha onde armazenar. Hoje tem. É uma estrutura que está toda dentro da norma, com auditório para fazer capacitação e treinamento dos profissionais de saúde, o que antes não existia. Uma estrutura também com dignidade para os trabalhadores que atuam aqui”, afirmou.


Do local, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde são recebidas, armazenadas e distribuídas pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) para as Gerências Regionais de Saúde (Geres), chegando posteriormente a todos os municípios pernambucanos.


A superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa, ressaltou que a obra representa um avanço significativo na qualidade do armazenamento dos insumos e na segurança operacional da unidade. “A reestruturação foi um divisor de águas, porque nossa estrutura antes era bem vulnerável. Tínhamos uma precariedade no armazenamento de seringas, com o risco da entrada de animais, pragas e até de molhar os materiais. Agora temos todo um cuidado, de acordo com as adequações que as normas técnicas do Ministério da Saúde exigem, trazendo a garantia da qualidade do armazenamento e a segurança, tanto para os trabalhadores quanto para o consumo seguro da população”, destacou.


Atualmente, cerca de 50 profissionais atuam na Central Estadual da Rede de Frio. Um deles é a técnica de enfermagem Marielza Costa, que acompanha a rotina da unidade há 30 anos e vivenciou a transformação da estrutura. "É a primeira vez que vejo a diferença no nosso setor, que era abandonado. E não é só aqui. Sou funcionária há 30 anos e essa é a primeira gestão que olha para a gente", afirmou.


"Mais um equipamento entregue, ampliado e reformado. Isso mostra o compromisso da gestão com a saúde pública do nosso Estado", afirmou a deputada estadual Socorro Pimentel


Também acompanharam a entrega os vereadores do Recife, Ronaldo Lopes e Davi Muniz; e o diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Robson Miranda. 


Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Governadora Raquel Lyra e prefeito Túlio Monteiro inauguram Centro de Educação Infantil Professor Blésman Modesto em Buíque

 

Buíque viverá um momento histórico neste sábado (27), com a inauguração do Centro de Educação Infantil Professor Blésman Modesto. A solenidade acontecerá às 14h e contará com a presença da governadora Raquel Lyra, do prefeito Túlio Monteiro, da vice-prefeita Miriam Briano, autoridades estaduais, municipais e da população em geral.

A nova unidade educacional é fruto da parceria entre o Governo de Pernambuco e o Governo Municipal de Buíque, representando mais um importante investimento na educação infantil e na ampliação da oferta de vagas para crianças do município.

Além de fortalecer a rede de ensino, a inauguração também será marcada por uma homenagem ao ex-prefeito e professor Blésman Modesto, personalidade que deixou um legado de dedicação à educação e ao desenvolvimento de Buíque. Ao receber seu nome, o Centro de Educação Infantil eterniza a contribuição de um homem que ajudou a escrever importantes capítulos da história do município.

Para o prefeito Túlio Monteiro, a entrega do equipamento representa um avanço significativo para a educação buiquense e demonstra a importância da parceria entre os governos municipal e estadual na realização de obras que impactam diretamente a vida da população.

A presença da governadora Raquel Lyra reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a educação e com o desenvolvimento dos municípios do interior, ampliando investimentos e fortalecendo ações que garantem mais oportunidades para as futuras gerações.

O Governo Municipal de Buíque convida toda a população para participar deste momento especial, que une reconhecimento histórico, investimento em educação e compromisso com o futuro das crianças do município.

📅 Sábado, 27 de junho
🕑 14h
📍 Centro de Educação Infantil Professor Blésman Modesto

Uma conquista construída pela parceria entre o Governo de Pernambuco e o Governo Municipal de Buíque, em benefício das famílias e das futuras gerações.

Xand Avião e Magníficos arrastam multidão no Dia de São João e consolidam sucesso da festa em Arcoverde

O Dia de São João em Arcoverde foi marcado por uma combinação perfeita entre emoção, tradição e grandes shows. Nesta quarta-feira (24), o Polo Multicultural recebeu milhares de pessoas para uma das noites mais aguardadas da programação junina, tendo como destaques os shows de João Vaqueiro, Xand Avião e da consagrada banda Magníficos.


Logo após a comemoração da vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, o público lotou o Pátio de Eventos da Estação para acompanhar a apresentação de Xand Avião. Dono de uma das carreiras mais vitoriosas da música nordestina, o cantor relembrou sucessos que marcaram gerações e conduziu uma verdadeira celebração do forró moderno, transformando o espaço em um grande coro popular.


Na sequência foi a vez de João Vaqueiro, que aqueceu o público e abriu caminho uma das maiores bandas de forró do Brasil. A banda Magníficos encerrou a noite em clima de romantismo. Com um repertório repleto de clássicos que atravessam décadas, o grupo emocionou casais e fãs ao interpretar canções que se tornaram trilha sonora de muitas histórias de amor. O show reafirmou a força do chamado "forró das antigas", uma das marcas mais presentes na identidade cultural nordestina.


“A noite de São João foi coroada pela vitória do Brasil e pela presença de dois grandes nomes da música nordestina, Xand Avião e Magníficos. Foi uma celebração da nossa cultura, da alegria do nosso povo e do sucesso que está sendo o São João de Arcoverde”, afirmou o prefeito Zeca Cavalcanti.


Além do Polo Multicultural, a programação se espalhou por diversos polos culturais da cidade, reforçando a diversidade que marca o São João de Arcoverde. O público prestigiou apresentações de forró, poesia popular, samba de coco, música instrumental, maracatu e ritmos alternativos, em uma celebração que valorizou as diferentes expressões da cultura nordestina.


Ao longo do dia e da noite, moradores e visitantes circularam pelos espaços culturais do evento, vivenciando uma programação plural que une tradição e contemporaneidade, uma das principais características do São João de Arcoverde. Foto: PC Cavalcanti

Buíque realizará Etapa Municipal da 11ª Conferência Estadual e da 18ª Conferência Nacional de Saúde


O Governo Municipal de Buíque, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá no próximo dia 2 de julho a Etapa Municipal da 11ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco e da 18ª Conferência Nacional de Saúde. O evento acontecerá das 8h às 16h, na Biblioteca Municipal, reunindo profissionais da saúde, representantes de instituições, conselhos e a população em geral.

A conferência é um importante instrumento de participação popular e tem como objetivo promover o diálogo entre a gestão pública e a sociedade, permitindo a construção coletiva de propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a melhoria dos serviços oferecidos à população.

Durante o encontro, os participantes poderão discutir os principais desafios da saúde pública no município, apresentar sugestões e contribuir para a formulação de políticas que atendam às necessidades da população. As propostas aprovadas nesta etapa seguirão para as discussões em âmbito estadual e nacional.

A participação da comunidade é fundamental para garantir que as decisões e encaminhamentos reflitam as demandas reais da população, fortalecendo o controle social e a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, humanizada e acessível.

O Governo Municipal de Buíque convida todos os cidadãos a participarem deste momento de escuta, diálogo e construção de soluções para o futuro da saúde no município.

📅 02 de julho de 2026
Das 08h às 16h
📍 Biblioteca Municipal

Natanzinho arrasta multidão no São João de Arcoverde e confirma sucesso da programação ao subir ao palco às 20h

Pátio de Eventos ficou completamente tomado pelo público; apresentação reforçou o acerto da organização e consolidou uma das noites mais mar...