quinta-feira, 25 de junho de 2026

O Dia de São João em Arcoverde foi marcado por uma combinação perfeita entre emoção, tradição e grandes shows. Nesta quarta-feira (24), o Polo Multicultural recebeu milhares de pessoas para uma das noites mais aguardadas da programação junina, tendo como destaques os shows de João Vaqueiro, Xand Avião e da consagrada banda Magníficos.


Logo após a comemoração da vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, o público lotou o Pátio de Eventos da Estação para acompanhar a apresentação de Xand Avião. Dono de uma das carreiras mais vitoriosas da música nordestina, o cantor relembrou sucessos que marcaram gerações e conduziu uma verdadeira celebração do forró moderno, transformando o espaço em um grande coro popular.


Na sequência foi a vez de João Vaqueiro, que aqueceu o público e abriu caminho uma das maiores bandas de forró do Brasil. A banda Magníficos encerrou a noite em clima de romantismo. Com um repertório repleto de clássicos que atravessam décadas, o grupo emocionou casais e fãs ao interpretar canções que se tornaram trilha sonora de muitas histórias de amor. O show reafirmou a força do chamado "forró das antigas", uma das marcas mais presentes na identidade cultural nordestina.


“A noite de São João foi coroada pela vitória do Brasil e pela presença de dois grandes nomes da música nordestina, Xand Avião e Magníficos. Foi uma celebração da nossa cultura, da alegria do nosso povo e do sucesso que está sendo o São João de Arcoverde”, afirmou o prefeito Zeca Cavalcanti.


Além do Polo Multicultural, a programação se espalhou por diversos polos culturais da cidade, reforçando a diversidade que marca o São João de Arcoverde. O público prestigiou apresentações de forró, poesia popular, samba de coco, música instrumental, maracatu e ritmos alternativos, em uma celebração que valorizou as diferentes expressões da cultura nordestina.


Ao longo do dia e da noite, moradores e visitantes circularam pelos espaços culturais do evento, vivenciando uma programação plural que une tradição e contemporaneidade, uma das principais características do São João de Arcoverde. Foto: PC Cavalcanti

Buíque realizará Etapa Municipal da 11ª Conferência Estadual e da 18ª Conferência Nacional de Saúde


O Governo Municipal de Buíque, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá no próximo dia 2 de julho a Etapa Municipal da 11ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco e da 18ª Conferência Nacional de Saúde. O evento acontecerá das 8h às 16h, na Biblioteca Municipal, reunindo profissionais da saúde, representantes de instituições, conselhos e a população em geral.

A conferência é um importante instrumento de participação popular e tem como objetivo promover o diálogo entre a gestão pública e a sociedade, permitindo a construção coletiva de propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a melhoria dos serviços oferecidos à população.

Durante o encontro, os participantes poderão discutir os principais desafios da saúde pública no município, apresentar sugestões e contribuir para a formulação de políticas que atendam às necessidades da população. As propostas aprovadas nesta etapa seguirão para as discussões em âmbito estadual e nacional.

A participação da comunidade é fundamental para garantir que as decisões e encaminhamentos reflitam as demandas reais da população, fortalecendo o controle social e a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, humanizada e acessível.

O Governo Municipal de Buíque convida todos os cidadãos a participarem deste momento de escuta, diálogo e construção de soluções para o futuro da saúde no município.

📅 02 de julho de 2026
Das 08h às 16h
📍 Biblioteca Municipal

8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada em Buíque

 

O Governo Municipal de Buíque, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), promoverá no próximo dia 30 de junho a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento acontecerá às 8h, na Câmara de Vereadores de Buíque, reunindo representantes do poder público, instituições, conselhos, profissionais da área e a sociedade civil.

A conferência tem como principal objetivo fortalecer o diálogo sobre a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, além de promover debates e construir propostas que contribuam para o aperfeiçoamento das políticas públicas no município. O encontro também será um espaço democrático para ouvir diferentes segmentos da sociedade e discutir ações voltadas à proteção, inclusão e desenvolvimento das novas gerações.

Durante a programação, os participantes terão a oportunidade de apresentar sugestões, compartilhar experiências e colaborar na elaboração de estratégias que assegurem um futuro mais justo, seguro e com mais oportunidades para crianças e adolescentes buiquenses.

A participação popular é considerada fundamental para o sucesso da conferência, já que as propostas construídas durante o evento poderão contribuir para o fortalecimento das políticas públicas e para a defesa dos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Governo Municipal de Buíque reforça o convite para que toda a população participe deste importante momento de construção coletiva, contribuindo para o desenvolvimento de uma cidade cada vez mais inclusiva e comprometida com o bem-estar das crianças e adolescentes.

📅 Data: 30 de junho
Horário: 8h
📍 Local: Câmara de Vereadores de Buíque

Participar é ajudar a construir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. 

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Vereador Cidinho de Moraes reúne lideranças e população no 1º Arraiá dos Amigos em Buíque

 

O vereador Cidinho de Moraes promoveu, com grande participação popular, o 1º Arraiá dos Amigos, evento que celebrou a cultura nordestina, a tradição junina e a união entre amigos, familiares e lideranças políticas de Buíque.

A festa foi marcada por um clima de confraternização e contou com a presença do prefeito Túlio Monteiro, da vice-prefeita Miriam Briano, do pré-candidato a deputado federal Marcelo Gouveia, vereadores, lideranças locais e moradores que prestigiaram o evento.

Mais do que uma comemoração junina, o Arraiá dos Amigos foi uma oportunidade para valorizar as raízes culturais do Nordeste, fortalecendo os laços comunitários e promovendo um momento de integração entre diferentes setores da sociedade.

Durante o evento, Cidinho destacou a importância de preservar as tradições que fazem parte da identidade do povo buiquense e agradeceu a presença de todos que contribuíram para o sucesso da iniciativa.

A expressiva participação do público reforçou o sucesso da primeira edição do Arraiá dos Amigos, que já surge como uma celebração capaz de fortalecer amizades, promover o diálogo e manter viva a rica cultura junina da região.

Cobertura fotografica completa: 



Cordel do Fogo Encantado emociona multidão na véspera de São João em Arcoverde


A véspera de São João em Arcoverde foi marcada por uma celebração da cultura popular nordestina que reuniu milhares de pessoas nos diversos polos da cidade. O ponto alto da noite desta terça-feira (23) aconteceu no Polo Multicultural, onde o aguardado retorno do Cordel do Fogo Encantado levou emoção, poesia e pertencimento ao público que lotou o Pátio de Eventos da Estação.


Em um espetáculo carregado de simbolismo, os versos de Lirinha, acompanhados pela força musical de Clayton Barros e demais integrantes da banda, conduziram uma apresentação que misturou música, teatro, literatura popular e identidade sertaneja. O reencontro do grupo com sua terra natal foi recebido com entusiasmo pelo público, que acompanhou cada canção em coro.


Antes da apresentação do Cordel, quem abriu a programação do Polo Multicultural foi o tradicional Samba de Coco Raízes de Arcoverde. Com suas cores, ritmos e dança, o grupo reafirmou o protagonismo da cultura popular local, levando ao palco uma das manifestações mais autênticas da identidade arcoverdense.


A programação do polo ainda contou com o cantor George Silva e com o consagrado Jorge de Altinho, que fez o público dançar ao som de clássicos que atravessam gerações e permanecem presentes nos festejos juninos do Nordeste.


Além do Polo Multicultural, a festa tomou conta de toda a cidade. No Polo Pé de Serra, James Vaqueiro, Lorenção e Boka Diniz mantiveram viva a tradição do forró autêntico. O Polo Raízes do Coco recebeu apresentações do Samba de Coco d'Malandro, Joyce Alane e Laís Senna, fortalecendo o espaço dedicado às expressões culturais do município.


Já o Polo das Artes Henry Pereira reuniu manifestações tradicionais e contemporâneas com apresentações do Reisado Mirim Nossa Senhora do Rosário, En'cantos do Coco, Jú Cavalcanti e Gabi da Pele Preta. No Corredor Cultural, a Banda de Pífano Zabumba São Miguel levou a musicalidade típica das festas nordestinas para moradores e visitantes. A diversidade musical também marcou o Polo Multimusical, que recebeu Felixdi, DJ Diego Mira, Guira e a Eletro Banda Cabaçal, além de MC Oh Brabo.


Com uma programação que integrou tradição, cultura popular, forró, poesia e inovação artística, a véspera de São João reafirmou o protagonismo de Arcoverde no calendário junino pernambucano. Mais do que uma grande festa, a noite foi um encontro entre passado e presente, celebrando as raízes culturais que fazem da cidade uma das principais referências dos festejos juninos do Brasil. Fotos: PC Cavalcanti e San produções

terça-feira, 23 de junho de 2026

Tradição que exige cuidado: fogueiras sob a rede elétrica aumentam risco de incêndios e choques


Por André Raguine

O São João, tradição brasileira, é comemorado durante o mês de junho todos os anos. A data é marcada por festas populares que reúnem pessoas em momentos de celebração, com diversas atividades culturais que valorizam as tradições nordestinas, como danças, comidas típicas e o uso de fogueiras. A prática de acender fogueiras, presente em muitas comemorações juninas, representa a continuidade de um costume cultural importante. No entanto, é essencial adotar cuidados de segurança, especialmente em relação à proximidade com a rede elétrica


Fogueiras montadas próximas a fios ou postes podem causar acidentes graves, como incêndios, curtos-circuitos e riscos de choque elétrico. Por isso, é fundamental escolher locais abertos, afastados da fiação elétrica, árvores e edificações, garantindo que a celebração aconteça de forma segura e responsável. “O maior risco não está apenas no contato direto das chamas com a fiação elétrica, mas principalmente no calor gerado pela fogueira. Quando acesa sob a rede elétrica, a alta temperatura pode provocar a dilatação dos cabos, comprometendo sua estrutura e até causando o rompimento, mesmo sem contato direto com o fogo. 


Caso um cabo energizado se rompa e caia, há risco elevado de choques elétricos graves, podendo levar à morte de pessoas que estejam nas proximidades. Além disso, a situação pode provocar curto-circuito, interrupção no fornecimento de energia e até incêndios, especialmente quando faíscas atingem materiais inflamáveis como palha, bandeirinhas de papel ou barracas típicas. Outro fator de risco está nas instalações elétricas improvisadas. Emendas irregulares, ‘gambiarras’ e o uso de tomadas sobrecarregadas, principalmente em contato com materiais inflamáveis, aumentam significativamente as chances de curtos-circuitos e incêndios de grandes proporções”, destaca o professor do curso de Engenharia da Wyden, Luno Gomes


As orientações de especialistas reforçam a importância da prevenção e dos cuidados durante as festividades, evitando acidentes no período junino ou em qualquer outra ocasião em que haja o uso de fogueiras. Além disso, órgãos públicos e comunidades também desempenham papel fundamental na conscientização da população, promovendo campanhas educativas e orientando sobre práticas seguras durante as celebrações. A atenção coletiva contribui diretamente para a redução de riscos e para a preservação da integridade de todos. 


Em casos de acidentes, o professor orienta: “a primeira atitude é não tentar socorrer sozinho. O local deve ser isolado para impedir a aproximação de outras pessoas. Não se deve tocar em objetos nem em pessoas que estejam em contato com a rede. Diante de fio partido ou caído, é preciso manter distância e aguardar a equipe técnica, pois quem está em contato com a corrente energiza tudo ao redor. Em seguida, deve-se acionar o socorro: Corpo de Bombeiros pelo 193 e SAMU pelo 192, além da distribuidora de energia, responsável por desligar a rede e tornar a área segura. No estado, a Equatorial Piauí atende pela Central 0800 086 0800. Havendo choque sem fio caído por perto, a primeira medida é desligar a energia pelo disjuntor geral antes de tocar na vítima”, ressalta. 


Ao seguir as orientações de prevenção, a comemoração de São João pode acontecer de forma segura e festiva, garantindo que a tradição se mantenha viva, aliando cultura, responsabilidade e segurança.


Trupé de Arcoverde, Martins, Geraldinho Lins e Garota Safada marcam a décima noite do São João de Arcoverde


A décima noite do São João de Arcoverde confirmou mais uma vez a diversidade cultural que faz da festa uma das mais tradicionais e prestigiadas do Nordeste. Nesta segunda-feira (22), os polos juninos espalhados pela cidade reuniram milhares de pessoas em uma programação marcada pela valorização da cultura popular, da música regional e dos grandes sucessos do forró.


Um dos momentos mais emocionantes da noite aconteceu no Polo Raízes do Coco, no Alto do Cruzeiro, onde o tradicional Samba de Coco Trupé de Arcoverde levou ao público o ritmo, a dança e a identidade cultural que fazem parte da história do município. O grupo foi amplamente aplaudido pelos forrozeiros que tomaram de conta do espaço dedicado às manifestações populares.


Também no Polo Raízes do Coco, outro destaque foi o cantor Martins, um dos principais nomes da nova geração da música pernambucana. Com sua mistura de MPB, regionalidade e poesia, o artista conquistou o público e protagonizou uma das apresentações mais aguardadas da noite.


No Polo Multicultural, o clima foi de nostalgia e muita animação. A banda Garota Safada levou ao palco os sucessos que marcaram uma geração de forrozeiros, fazendo o público cantar em coro e reviver momentos históricos do forró estilizado. Antes se apresentaram o Samba de coco Fulô do Barro e o cantor arcoverdense Dinho Menezes.


Encerrando a programação do principal polo da festa, Geraldinho Lins subiu ao palco e transformou a madrugada em uma grande celebração. Dono de um repertório consagrado nos festejos juninos, o cantor embalou os fãs com sucessos que atravessam gerações e manteve a multidão animada até os últimos momentos da apresentação.


Além dos destaques do Polo Multicultural e do Polo Raízes do Coco, a programação movimentou todos os polos culturais do São João de Arcoverde, reunindo apresentações de forró, maracatu, bandas de pífano, cultura popular, música alternativa e artistas locais.


A noite reforçou o compromisso do São João de Arcoverde com a democratização da cultura e a valorização das tradições nordestinas, consolidando a Festa Mais Linda do Mundo como referência em diversidade artística e preservação das raízes culturais de Pernambuco. Fotos: Amannda Oliveira

O Dia de São João em Arcoverde foi marcado por uma combinação perfeita entre emoção, tradição e grandes shows. Nesta quarta-feira (24), o P...