segunda-feira, 22 de junho de 2026

Prefeitura de Arcoverde decreta ponto facultativo e feriado municipal durante festejos juninos



A Prefeitura de Arcoverde publicou decretos estabelecendo mudanças no funcionamento das repartições públicas municipais em virtude das comemorações juninas de 2026.


De acordo com o Decreto nº 47/2026, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 22 e 23 de junho. A medida não se aplica aos serviços considerados essenciais e indispensáveis, que continuarão funcionando normalmente para garantir o atendimento à população.


Já o Decreto nº 46/2026 oficializa o feriado municipal do dia 24 de junho, data dedicada às celebrações de São João, uma das tradições mais importantes do calendário cultural e religioso do município.


Os decretos foram assinados pelo prefeito Zeca Cavalcanti e consideram a relevância dos festejos juninos para a cultura local, além das solicitações apresentadas por diversos segmentos da sociedade.


Com a medida, os servidores municipais terão um período especial para participar das festividades que movimentam a cidade e atraem milhares de visitantes durante o São João de Arcoverde, reconhecido como uma das maiores celebrações juninas de Pernambuco.


A Prefeitura reforça que os serviços essenciais, como atendimento de urgência e emergência na saúde, limpeza urbana, segurança e demais atividades indispensáveis ao interesse público, permanecerão em funcionamento durante o período.


O São João de Arcoverde segue com programação diversificada nos polos culturais espalhados pela cidade, reunindo atrações musicais, manifestações da cultura popular e milhares de forrozeiros de várias regiões do estado e do país.


Govenadora Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100 milhões em obras de água, educação e segurança


Ao cumprir uma intensa agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, percorrendo mais de 2.800 quilômetros, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e anúncios de obras estratégicas para a região. Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões. 


Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Grande demanda da região, o acesso à água também ganhou reforço com o avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores. Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo. 


“Encerramos uma semana intensa e muito feliz no Sertão, com um pacote de entregas e anúncios que têm um propósito muito claro: melhorar a vida das pessoas. Levamos investimentos em água, educação, segurança, mobilidade, inovação e assistência social, porque sabemos que é isso que garante mais dignidade e oportunidades para a população. É gratificante ver o povo sertanejo recebendo as melhorias que merece, obras aguardadas há anos e ações que fazem diferença no dia a dia de milhares de famílias. Nosso compromisso é seguir trabalhando e construindo um Pernambuco mais justo e desenvolvido para todos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.


Segurança


Dois importantes equipamentos para ampliar a capacidade operacional das forças de segurança do Estado no Sertão foram inaugurados: a Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), a primeira no Estado que está fora da capital pernambucana. A Central de Videomonitoramento auxiliará nas ações de monitoramento e segurança na região. Já a nova base avançada do GTA tem capacidade para abrigar até duas aeronaves da frota, que serão empregadas em missões de resgate aeromédico, combate a incêndios florestais, transporte de vítimas, reconhecimento aéreo, patrulhamento policial e apoio a diversos órgãos públicos.


Educação


Por meio do Programa Juntos pela Educação, foi entregue mais uma creche pelo Governo do Estado. Desta vez, contemplando o município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú. A construção da unidade contou com o investimento de R$ 5,7 milhões. Com dez salas de aula, a unidade de ensino possui potencial para atender mais de 300 crianças até os 5 anos, distribuídas em turmas de creche e pré-escola. Uma nova escola de tempo integral começou a ser construída no município de Orocó, com o investimento de R$ 23,7 milhões.


Mobilidade


Garantindo maior qualidade viária no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou a PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba. A obra era aguardada há mais de 60 anos pela população da região e contou com o investimento de R$ 30 milhões. A obra de restauração da PE-350 também foi concluída. A intervenção recebeu um investimento de R$ 19,8 milhões e contemplou a recuperação de 9,3 quilômetros da rodovia, no trecho que liga a sede de Triunfo à PE-320.


Desenvolvimento Urbano e Habitação


Ainda foi autorizado o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, polo de fruticultura irrigada localizado no município de Orocó, além da pavimentação em paralelepípedos em cinco Agrovilas. Juntas, as obras representam investimentos de quase R$ 10 milhões e devem beneficiar cerca de sete mil moradores, fortalecendo a agricultura familiar.


O município de Bodocó também foi beneficiado com a entrega de 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres.  


Já no município de Sertânia, foram entregues 169 títulos de propriedade para moradores dos núcleos habitacionais Cohab I e Cohab II como parte do projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social executado pela Perpart.


Com investimento de R$ 537 mil, foi autorizada a substituição de 421 pontos com luminárias convencionais por tecnologia LED, no município de Tuparetama. Desde 2023, o Governo de Pernambuco já executou, diretamente ou em parceria com a Neoenergia, a substituição de mais de 27.500 lâmpadas em todo o Estado.


Em Petrolina, a governadora entregou o Residencial Dom Avelar, com 200 unidades habitacionais destinadas a famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 30,5 milhões, resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, ampliando o acesso à moradia digna no Sertão do São Francisco.


Assistência Social


O município de Orocó ganhou sua segunda cozinha comunitária. Para a abertura de cada unidade, são investidos R$ 50 mil pelo Governo do Estado, destinados à compra de equipamentos e primeiros insumos. Para a manutenção das cozinhas, são repassados mensalmente R$ 20 mil. 


Outra cozinha comunitária foi entregue no município de Sertânia. Com a entrega, Pernambuco passa a contar com 300 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 245 implantadas pela atual gestão. Desde 2023, já foram servidas mais de 27,5 milhões de refeições.


Recursos Hídricos


Por meio do Programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 16,8 milhões, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Cabrobó. Também está em execução a implantação de uma nova unidade com tecnologia de ultrafiltração, a terceira desse tipo em Pernambuco e a primeira instalada no município.


Com a conclusão das intervenções, cerca de 34 mil moradores serão beneficiados com maior segurança hídrica e a eliminação do rodízio no abastecimento de água da cidade. A nova estrutura também permitirá maior eficiência no tratamento da água, especialmente nos períodos de chuva, quando os mananciais da região apresentam elevados índices de turbidez.


Ciência e Tecnologia 


Impulsionando a inovação no Sertão do São Francisco, as obras do Armazém da Criatividade já tiveram início. Nesta quinta (18), foi assinada a autorização para início da implantação da unidade, no antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços.

domingo, 21 de junho de 2026

Zeca, Marcelo Gouveia, Siqueirinha e Nerianny celebram sucesso do Arraiá do São Geraldo


O bairro São Geraldo viveu mais uma noite histórica neste sábado (20) com a realização da terceira edição do Arraiá do São Geraldo, evento que já se consolidou como uma das principais atrações da programação descentralizada do São João de Arcoverde. As ladeiras do bairro ficaram completamente tomadas por forrozeiros e festeiros que prestigiaram uma programação marcada por música, animação e valorização da cultura popular.


Acompanhado do ex-presidente da Amupe e pré-candidato a deputado federal, Marcelo Gouveia, o prefeito Zeca Cavalcanti esteve presente ao lado do vice-prefeito Wevertton Siqueira, Siqueirinha, celebrando o sucesso do evento. Também participaram da festa vereadores que integram a bancada de apoio ao governo municipal, além de lideranças comunitárias e moradores da localidade.


Durante o evento, Zeca destacou a importância de levar a programação junina para os bairros, fortalecendo a participação popular e ampliando o alcance da Festa Mais Linda do Mundo.


“Parabenizamos o vice-prefeito Siqueirinha pela dedicação e pelo carinho na organização deste grande momento. Meu reconhecimento também à secretária de Turismo, Nerianny Cavalcanti, e toda a sua equipe pelo trabalho realizado. Levamos um pouco do São João a um dos bairros mais queridos de nossa cidade”, afirmou o prefeito.


Marcelo Gouveia elogiou a organização da festa e a capacidade de Arcoverde em valorizar suas tradições culturais.


“É uma alegria participar deste momento tão especial. O que vemos aqui é um exemplo de como a cultura movimenta as comunidades, fortalece a economia local e promove integração social. Arcoverde mostra mais uma vez por que possui um dos maiores e mais organizados festejos juninos de Pernambuco”, destacou.


Idealizador do evento, o vice-prefeito Siqueirinha comemorou a grande participação popular e o crescimento do Arraiá ao longo dos últimos anos.


“Ver as ruas do São Geraldo lotadas, as famílias reunidas e o povo feliz é a maior recompensa. Esse arraiá nasceu com o objetivo de aproximar ainda mais o São João das comunidades e hoje se tornou uma tradição aguardada por todos. Agradeço ao prefeito Zeca, à equipe da Prefeitura e à população que abraçou essa iniciativa”, ressaltou.


A animação ficou por conta de Maciel Kuré, que abriu a programação levando muito forró ao público. Em seguida, Kelvin Duran colocou os presentes para cantar e dançar ao som do brega romântico. Encerrando a noite, O Conde Só Brega fez um show marcado por sucessos que embalaram a multidão e fecharam a festa em clima de celebração.


O sucesso de público consolidou mais uma vez o Arraiá do São Geraldo como um dos eventos mais prestigiados da programação junina de Arcoverde, reforçando o compromisso da gestão municipal em democratizar o acesso à cultura e fortalecer as tradições populares nos bairros da cidade.

Cultura nordestina brilha no Polo Raízes do Coco e fortalece essência do São João de Arcoverde

A força da cultura popular nordestina marcou a noite deste sábado (20) no Polo Raízes do Coco, no Alto do Cruzeiro, durante o segundo dia de programação dos polos culturais do São João de Arcoverde, a Festa Mais Linda do Mundo.


Em um encontro de ritmos, tradições e identidade cultural, o palco reuniu o Samba de Coco Raízes de Arcoverde, o cantor e compositor Maciel Melo e o pernambucano Almério, proporcionando ao público uma verdadeira celebração das raízes nordestinas.


A abertura da noite ficou por conta do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, que levou turistas e moradores a dançarem ao som de um dos mais autênticos patrimônios culturais da cidade. Com suas músicas e performances tradicionais, o grupo transformou o Alto do Cruzeiro em um grande terreiro de cultura popular.


Na sequência, Maciel Melo emocionou o público com sucessos que atravessam gerações e ajudaram a consolidar sua trajetória como um dos grandes representantes da música nordestina. O repertório colocou centenas de casais para dançar o genuíno forró, em uma noite marcada pela valorização das tradições juninas.


Encerrando a programação, Almério apresentou canções autorais e releituras que evidenciam a diversidade da música pernambucana contemporânea, conquistando aplausos do público presente.


Enquanto isso, a Praça Winston Siqueira e os demais polos culturais da festa também registraram grande movimentação. Os espaços dedicados ao Forró Pé de Serra, Polo das Artes, Polo da Poesia, Corredor Cultura e Polo Multimusical receberam atrações que reforçaram a diversidade artística do evento, reunindo forró, samba de coco, rock, poesia e novas sonoridades em ambientes especialmente decorados para receber turistas e visitantes.


A grande presença de público nos polos culturais reafirma uma das marcas do São João de Arcoverde: a valorização das manifestações populares e dos artistas que preservam e renovam a identidade cultural nordestina. Mais do que grandes shows, a festa segue consolidando espaços dedicados à tradição, à memória e à diversidade artística que fazem de Arcoverde uma das referências culturais do Nordeste.


Hospital Regional de Arcoverde forma nova turma de preceptoria em saúde

 



O Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), unidade da rede estadual de saúde localizada em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, realizou nesta quinta-feira (18), edição do curso de Atualização e Integração em Ensino-Serviço-Comunidade com Ênfase na Preceptoria em Saúde. A iniciativa é promovida pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) em parceria com a unidade hospitalar.


Esta é a terceira turma formada por colaboradores do hospital que participam da capacitação, que tem como objetivo qualificar profissionais para atuar no acompanhamento de residentes e estagiários que desenvolvem atividades práticas na unidade.


De acordo com a coordenação do curso, a proposta acompanha a ampliação dos cursos de formação e dos programas de residência em saúde, fortalecendo a integração entre ensino e assistência.”Com a ampliação dos cursos de formação e das residências, um dos objetivos é qualificar ainda mais os nossos profissionais de saúde para que possam receber, de forma mais assertiva, pedagógica e didática, os residentes e estagiários. As metodologias utilizadas levam os estudantes a refletirem sobre os processos de trabalho e a proporem mudanças que contribuam para a qualificação da assistência," destacou a enfermeira instrutora do curso de preceptoria em saúde, Elisabete Costa.


A capacitação utiliza metodologias ativas de aprendizagem, incentivando estudantes e residentes a refletirem sobre os processos de trabalho e os cenários de prática, contribuindo para a construção de propostas voltadas à qualificação da assistência prestada à população.

Com carga horária de 80 horas presenciais, o curso acontece quinzenalmente nas dependências do HRRBC, com a participação de cerca de 30 alunos nesta edição, reforçando o compromisso do Hospital Regional Ruy de Barros Correia com a formação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento da integração entre ensino, serviço e comunidade.

sábado, 20 de junho de 2026

Prefeito Túlio Monteiro acompanha agenda da governadora Raquel Lyra em Sertânia a convite da prefeita Pollyanna Abreu

 

O prefeito de Buíque, Túlio Monteiro, participou nesta sexta-feira da agenda da governadora Raquel Lyra no município de Sertânia, no Sertão do Moxotó. O gestor esteve presente a convite da prefeita Pollyanna Abreu, acompanhando importantes entregas e ações promovidas pelo Governo de Pernambuco na região.

Durante a programação, a governadora inaugurou a 300ª cozinha comunitária do Estado, marco importante da política de combate à fome em Pernambuco. A unidade é a segunda implantada em Sertânia e integra um conjunto de ações que já garantiram milhões de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade social em todas as regiões pernambucanas.

Além da inauguração da cozinha comunitária, Raquel Lyra também realizou a entrega de 169 títulos de propriedade por meio do programa Morar Bem – Regularização Fundiária, assegurando segurança jurídica e o direito à moradia para dezenas de famílias sertanienses.

A presença de Túlio Monteiro na agenda reforça a aproximação institucional entre os municípios do Sertão e o Governo do Estado. O prefeito tem acompanhado de perto as iniciativas estaduais e buscado fortalecer o diálogo para ampliar investimentos e ações que possam beneficiar diretamente a população de Buíque.

Ao lado de outros prefeitos da região, Túlio participou das solenidades e acompanhou os anúncios realizados pela governadora Raquel Lira, destacando a importância da união entre os gestores municipais e o Governo de Pernambuco para impulsionar o desenvolvimento do interior.

A agenda reuniu ainda diversas lideranças políticas do Sertão, secretários estaduais e parlamentares, consolidando mais um momento de fortalecimento das parcerias que vêm contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população pernambucana.


Nem chuva nem frio afastam fãs de Priscila Senna na sexta noite do São João de Arcoverde

Com temperatura de 18 graus, cantora transformou o Pátio de Eventos em um grande coral de sofrência; todos os 10 polos juninos estiveram em funcionamento pela primeira vez


A chuva e o frio de 18 graus não foram suficientes para diminuir o entusiasmo dos forrozeiros na sexta noite do São João de Arcoverde. Milhares de pessoas lotaram o Polo Multicultural para acompanhar o aguardado show de Priscila Senna, uma das atrações mais esperadas da programação junina deste ano.


Conhecida como a "Musa da Sofrência", a cantora fez o público cantar em coro seus principais sucessos, transformando o Pátio de Eventos em um verdadeiro espetáculo de emoção. Antes dela, Dani Aguiar e Talita Mel aqueceram a plateia e prepararam o clima para uma das noites mais concorridas da festa.


Além do sucesso no palco principal, a sexta-feira marcou um momento importante para os festejos juninos de Arcoverde: pela primeira vez nesta edição, os dez polos culturais estiveram funcionando simultaneamente, oferecendo uma programação diversificada que reuniu samba de coco, forró pé de serra, cultura popular, poesia, artes e música regional.


Um dos destaques da noite foi o Polo Raízes do Coco, que recebeu grande público e teve o encerramento comandado pela tradicional banda Pau e Corda já na madrugada. O espaço também entrou para a história ao ter os shows transmitidos ao vivo pela primeira vez através das redes sociais da Prefeitura de Arcoverde, ampliando o alcance das apresentações culturais.


Com forte presença popular em todos os polos, a noite confirmou o sucesso da proposta de descentralização da programação, fortalecendo as manifestações culturais locais e garantindo opções para diferentes públicos.


A maratona cultural segue neste sábado com atrações espalhadas por diversos polos da cidade. Entre os destaques estão Maciel Melo e Almério no Polo Raízes do Coco, além de Ciro Santos, Edy & Nathan e Fabinho Testado no Polo Multicultural.


A programação também conta com apresentações de grupos de samba de coco, bandas de pífano, forró pé de serra, artistas locais e manifestações da cultura popular, reafirmando Arcoverde como um dos principais destinos juninos de Pernambuco.

Prefeitura de Arcoverde decreta ponto facultativo e feriado municipal durante festejos juninos

A Prefeitura de Arcoverde publicou decretos estabelecendo mudanças no funcionamento das repartições públicas municipais em virtude das come...