Buíque Realiza sua 1ª Conferência Municipal das Cidades com Foco na Participação Popular e no Desenvolvimento Sustentável


A cidade de Buíque-PE viveu hoje um momento histórico com a realização da 1ª Conferência Municipal das Cidades, sediada na Biblioteca Graciliano Ramos. O evento, que contou com a presença do prefeito Túlio Monteiro, da vice-prefeita Miriam Briano e da secretária de Planejamento Teófila Valença, marcou um importante passo na construção coletiva de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável, democrático e inclusivo.



Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade, promovendo debates em grupos de discussão, painéis e plenárias. A proposta é garantir que a população tenha voz ativa nas decisões que impactam diretamente a cidade e seus moradores.



Durante a abertura, o prefeito Túlio Monteiro destacou a importância de espaços como esse para fortalecer o diálogo entre o poder público e a população: “Estamos construindo juntos uma cidade mais justa e preparada para os desafios do futuro.” Já a vice-prefeita Miriam Briano ressaltou o compromisso da gestão com a escuta das demandas populares, enquanto a secretária Teófila Valença apresentou dados e propostas estratégicas do município no âmbito do planejamento urbano.

Além de debater os eixos temáticos — que incluem articulação de políticas públicas, sustentabilidade ambiental e financiamento urbano —, o evento também teve como objetivo eleger os delegados que representarão Buíque na 7ª Conferência Estadual das Cidades. Serão quatro representantes: dois do poder público, um de movimentos populares e um de organizações da sociedade civil.

Teofila Valença e Miriam Briano


A Conferência foi pública, acessível e garantiu a participação de cidadãos por meio de credenciamento. Os participantes puderam exercer seu direito de voz e voto, reafirmando o caráter democrático da iniciativa. Ao final, será elaborado um relatório com as principais propostas discutidas, que será encaminhado para a etapa estadual, contribuindo com a construção de um plano nacional mais coerente com as realidades locais.

A 1ª Conferência Municipal das Cidades de Buíque reafirma o compromisso do município com uma gestão participativa, que valoriza o diálogo e reconhece a importância de cada cidadão na construção de uma cidade melhor para todos.


Foto: San Pereira

Foto: San Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto em Buíque: cidade se despede de Paloma França com comoção e homenagens

Prefeito Túlio Monteiro garante novos investimentos na saúde de Buíque através do Novo PAC

Médica e técnica de enfermagem são heroínas em resgate de bebê após parto inesperado em Buíque