Governo de Pernambuco apoia drilha “São João Gomes” e abre o ciclo junino do Estado


Trio de João Gomes desfila com a marca Pernambuco Meu País; concentração acontece a partir das 11h, na Rua da Aurora, no Recife, com expectativa de público superior a 20 mil pessoas


O Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe e da Empetur, apoia a “São João Gomes”, drilha junina comandada por João Gomes que acontece neste domingo (22), no Recife, inaugurando o ciclo junino, dentro da estratégia estadual de ampliar o acesso gratuito a grandes experiências culturais no espaço público. Além do anfitrião, o palco móvel também contará com apresentações de Dorgival Dantas, Mestrinho, MC Don Juan, Zé Vaqueiro e Ruan Vaqueirinho, em uma curadoria que dialoga com o repertório junino e sonoridades populares. A programação cultural do “São João Gomes” ainda inclui dois blocos de cortejos brincantes, com apresentação de teatro popular, bois, bacamarteiros, quadrilhas e bonecos gigantes, ampliando a visibilidade e o acesso de diversos públicos a essas linguagens culturais.



O anúncio oficial foi feito por João Gomes no palco do Pernambuco Meu País, durante a abertura do Carnaval de Pernambuco, realizada no primeiro fim de semana de fevereiro. “Democratizar o acesso à cultura é estratégia de gestão e também um pacto com a identidade de Pernambuco. Ao ocupar o Centro com uma drilha junina e cortejos tradicionais, fortalecemos a cadeia criativa, o turismo e a experiência cultural do nosso povo”, destacou a secretária da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.



Em Pernambuco, o ciclo junino é um ativo cultural e identitário de alto valor simbólico e social que fortalece vínculos comunitários, ativa a economia criativa e projeta a força das manifestações populares do Estado. Nessa lógica, a drilha junina se consolida como um formato de rua que mistura cortejo, música e celebração coletiva, conectando o contemporâneo ao tradicional.


“O São João é um dos períodos mais importantes para o turismo de Pernambuco, e a antecipação do calendário fortalece a promoção do destino e amplia o fluxo de visitantes. Com uma estratégia assertiva do Governo do Estado de valorizar o turismo também fora do ciclo tradicional, o Pernambuco já colhe resultados relevantes, com geração de renda e emprego em diversas regiões”, acrescentou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.


Com concentração marcada para as 11h, no cruzamento na Rua da Aurora com a Avenida Mário Melo, os shows do trio Pernambuco Meu País iniciam às 12h30, com previsão de término às 16h. O trajeto seguirá até o cruzamento da Rua da Aurora com a Rua Dois de Julho (última antes da Avenida Norte). A expectativa da organização do evento é de reunir mais de 20 mil pessoas. A ação também se conecta ao escopo do Pernambuco Meu País, coordenado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, Fundarpe e Empetur, consolidando uma agenda integrada entre cultura e turismo para potencializar entregas de alto impacto e acesso livre. 


Programação dos Cortejos de brincantes:


10h30

Boi Arco de Ouro (Arcoverde)

Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo – SOBAC

Grupo de Bacamarteiros da Associação Folclórica Bacamarteiros Mandacaru (Abreu e Lima)

Quadrilha Junina Dona Matuta


12h30

Boi Maracatu

Quadrilha Junina Mulambembes em Pernas de Pau

Quadrilha Junina Origem Nordestina

Quadrilha Junina Raio de Sol

Bonecos Gigantes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luto em Buíque: cidade se despede de Paloma França com comoção e homenagens

Prefeito Túlio Monteiro garante novos investimentos na saúde de Buíque através do Novo PAC

🖤 Luto em Buíque: Morre o ex-prefeito Blesmam Modesto