Arquimedes Valença: Nota de Esclarecimento sobre as Contas do Exercício Financeiro de 2023
Em nome da transparência, da boa-fé informativa e do compromisso com a correta prestação de informações à população de Buíque, faz-se necessário esclarecer conteúdo recentemente veiculado em blog de notícias, no qual se afirma que o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) teria julgado irregulares, por unanimidade, as contas do exercício financeiro de 2023 do ex-prefeito Arquimedes Valença.
A informação, contudo, não corresponde aos fatos oficialmente registrados.
Na 17ª Sessão Ordinária da Segunda Câmara do TCE-PE, realizada em 26 de maio de 2025, os conselheiros aprovaram, por unanimidade, o Parecer Prévio, acompanhando integralmente o voto do relator, pela aprovação com ressalvas das contas referentes ao exercício financeiro de 2023.
Ressalta-se ainda que o julgamento definitivo das contas anuais de prefeito é de competência do Poder Legislativo Municipal. Nesse sentido, após regular tramitação e análise, a Câmara Municipal de Buíque julgou e aprovou as contas, conforme estabelece o Decreto Legislativo nº 05/2025, atualmente em pleno vigor.
Dessa forma, não procede a afirmação de que as contas tenham sido julgadas irregulares pelo TCE-PE, tampouco rejeitadas pelo Legislativo Municipal.
Este esclarecimento não tem o objetivo de confrontar ou desqualificar qualquer veículo de comunicação, mas tão somente zelar pela veracidade dos fatos, pelo correto registro das decisões institucionais e pelo direito da sociedade de ter acesso a informações precisas, baseadas em atos oficiais e documentos públicos.
Reafirma-se, por fim, o respeito à liberdade de imprensa e a importância do jornalismo responsável, especialmente quando se trata de temas sensíveis à gestão pública e à honra de agentes políticos, certos de que a informação correta fortalece a democracia e qualifica o debate público.
Espera-se, assim, que a publicação seja revista e devidamente retratada, em respeito à verdade dos fatos e às fontes oficiais.
Nota divulgada nas redes sociais de Arquimedes Valença
Comentários
Postar um comentário